Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

terça-feira, 10 de maio de 2011

ANÁLISE DE PROPAGANDAS DA COCA-COLA

INCENTIVO CONSUMISTA?




















A primeira fórmula do produto que hoje conhecemos como Coca-Cola, surgiu em 1884 por John Pemberton, posteriormente passando por diversas transformações, já que no princípio tratava-se de uma bebida que continha álcool. Em 1894, foi vendida pela primeira vez em garrafas de vidro e hoje é distribuída e consumida mundialmente. Naquela época, a Coca-Cola era vista como algo que deveria ser consumido. Havia várias propagandas que afirmavam que ela era tão saudável como a água pura, e como a empresa já tinha conquistado grande parte da população e seu prestígio ia aumentando, o incentivo ao consumo era cada vez maior. O que também levou ao consumismo como vemos hoje, é que as pessoas não se preocupavam se aquela bebida poderia fazer algum mal, pois não tinham acesso a informações, como por exemplo, as tecnologias para estudar por completo esse produto.
Nas imagens, podemos perceber que o refrigerante é visto como algo essencial. A primeira imagem é de uma propaganda da Coca-Cola de 1896, na qual se enfatiza um efeito no alivio da exaustão e a cura da dor de cabeça. Ela retrata uma mulher com expressões sérias e um copo dessa bebida, comparando-a com um remédio, o que atualmente pode ser pensado como um grande erro. Ao mesmo tempo, a coca-cola é um refrigerante cheio de cafeína, que entre outras coisas é um estimulante e vasoconstritor, podendo realmente aliviar o cansaço, como diz na propaganda. Atualmente, alguns remédios para dor de cabeça usam a cafeína combinado a um analgésico, pois ela ajuda a melhorar a circulação, aliviando dores de cabeça associadas a processos inflamatórios. Por ser uma das primeiras imagens coloridas da época, o anúncio apresenta cores fortes e chamativas, com contraste, a fim de atrair a atenção do público.
A segunda imagem traz uma vaca caracterizada como a “produtora” da Coca-Cola, como se essa vaca produzisse este “leite”. Uma das construções atuais de nossa cultura seria a de que o leite de vaca é algo quase indispensável na nossa alimentação, algo fundamental em nosso dia-a-dia. Por tautologia, assim também seria a coca-cola, exibida na imagem.
Apesar das duas propagandas mostrarem somente os benefícios da Coca-Cola, tais como citados anteriormente, silenciam que o refrigerante pode prejudicar a saúde e o que o consumo excessivo pode causar ao longo prazo, como por exemplo, a perda de cálcio e fósforo por conter ácido fosfórico. Apresenta também riscos para quem é portador de doenças crônicas como diabetes e hipertensão (pela enorme quantidade de açúcar e cafeina presentes na fórmula). 
Hoje, a Coca-Cola é vendida em mais de 200 países e a cada ano conquista um número maior de consumidores. Seus slogans sempre mostraram que ao beber esse produto a vida ficaria mais feliz, como por exemplo, “Sempre Coca-cola”, “Viva o lado Coca-Cola da vida” e “Gostoso é viver”. Já se tornaram rotineiras as propagandas em copas mundiais e comerciais de Natal. Na televisão, revistas e jornais anunciam o produto mostrando pessoas em momentos alegres e saltitantes; brinquedos, copos e outros objetos de coleção espalham pelo mundo a marca do refrigerante. De modo geral, podemos perceber que as duas imagens pretendem induzir a população ao consumo contínuo desse produto, como se trouxesse somente benefícios para a saúde funcionando como um remédio e resolvesse os problemas corporais.

Autoras: Débora Brand, Francielle Ferreira, Isabel Brandalise e Josiane Wolff

2 comentários:

  1. Maria Paula, João Francisco, Vitor.30 de maio de 2011 às 20:01

    Esta análise nos fez lembrar que não somente essas propagandas, mas algumas publicidades da Coca-cola são bastante influentes. Cada propaganda envolve uma super produção com imagens, sons, relações de afeto... Com isso, a Coca-cola está na cabeça do povo.

    Nós pensamos em alguns exemplos:
    1. Comercial Copa do Mundo da África de 2010: durante a propaganda passavam diversas formas de como comemorar um gol, porém o que mais envolvia o público era o tal do “Ooooo, ooooo”, que já tinha sido inserido em alguns comerciais da Coca-cola, porém dessa vez numa versão Copa do Mundo.
    2. Comercial de Natal: este aparece em todos os finais de ano, fazendo algumas vezes a gente associar Coca-cola e Papai-Noel. E isso se firma com o caminhão de Natal da Coca-cola, que percorre algumas ruas, sempre com o “Ooooo, ooooo” na versão Papai-Noel.
    3. Diversas formas de publicidade: as propagandas da Coca-cola não estão somente nas imagens em revisas, jornais e televisão. Brinquedos, copos e outros objetos de coleção espalham pelo mundo o slogan do refrigerante.

    Mas será que a Coca-cola é tudo de ruim? Nós lembramos que não podemos tomar tudo como verdade... Quais são as “Razões para Crer” no lado ruim e no lado bom?

    Maria Paula, João Francisco, Vitor.

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  2. pessoal, sei que, em geral, o discurso agora é que coca-cola é o diabo e que todos morreremos disso, mas, há algumas informações faltando nessa história: a coca-cola é um refrigerante cheio de cafeína, que entre outras coisas é um estimulante e vasoconstritor, logo, pode realmente aliviar o cansaço, como diz na propaganda... muitos dos remédios para dor-de-cabeça atuais usam cafeína combinado a um analgésico, pois ela ajuda a aumentar a circulação, aliviando dores de cabeça associadas a processos inflamatórios... assim, será que ela não poderia ser comparada a um remédio, como indica a imagem publicitária em questão? Lembrando que ela alivia muito os sintomas de ressaca: dor de cabeça e cansaço... rsrsrsrs. Mas vocês sacaram a estratégia: ela é proposta como um remédio, ou algo medicinal nesta primeira imagem. E, na segunda também: algo tão essencial como o leite!!! Indo um pouco mais adiante nessa ideia, acho importante levantar que essa história de que o leite é algo muito essencial para a alimentação dos seres humanos é uma criação cultural e não fato consumado. Já protestariam aqui os vegans, que não se alimentam de produtos de origem animal, seja por questões relacionadas à saúde, seja por posicionamentos éticos em relação ao modo como estes animais são tratados dentro da indústria alimentícia. Esta propaganda só funciona porque achamos “natural” o leite de vaca ser algo indispensável à nossa alimentação... além disso, associado à vida, a algo saudável...
    Neste caminho também funcionam as outras propagandas da coca-cola, como bem apontaram a maria Paula, o João Francisco e o Vítor: estão sempre associadas a jovens felizes, curtindo na praia, todos bonitos e malhados (como se tomar coca-cola deixasse todo mundo assim! Rsrsrs) e saltitantes (isto está bastante ligado à cafeína e alta quantidade de açúcar presentes na bebida); há também a estratégia da associação com os marcos históricos: copas do mundo, jogos olímpicos; aos marcos históricos rotineiros, como o natal e por aí vai. Como colocaram bem, as cores da coca-cola chamam muito a atenção: o vermelho com branco trazem um contraste bravo! E, como colocaram os comentaristas: a diversidade de modos de publicidade já instalou esta marca na nossa cabeça: agora eles apenas perpetuam/mantém a bola girando...
    creio que vocês poderiam incluir os comentários dos colegas em suas análises, ampliando um pouco as mesmas e conversarem um pouco com aquele texto sobre publicidade que discutimos em sala de aula.

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