Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Análise de artigo sobre sacolas descartáveis

O texto escolhido para análise foi tirado de um blog denominado “Blog Bag Propaganda” (http://bagpropaganda.wordpress.com/2010/08/19/10-motivos-para-recusar-sacolas-descartaveis-e-preservar-a-biodiversidade/) postado em 19 de agosto de 2010. Relacionado à Biologia, Nele são abordados 10 motivos para recusar sacolas descartáveis e preservar a Biodiversidade.
Logo abaixo, confere-se o texto na íntegra:

10 motivos para recusar sacolas descartáveis e preservar a Biodiversidade.





No Ano Internacional da Biodiversidade e com a COP10 – Convenção de Diversidade Biológica prestes a acontecer, no Japão, em outubro, o tema se tornou o centro das atenções do mundo. Muito merecido, afinal, a biodiversidade envolve todos os seres vivos que habitam o nosso planeta – incluindo os seres humanos – e, num sistema interdependente como o nosso, o desaparecimento de uma espécie afeta a vida das demais.
Entre as várias atitudes que podemos tomar para preservar essa riqueza biológica da qual tanto dependemos, está a redução do uso de sacolas plásticas em nosso dia-a-dia. Aproveite para registrar, no site do Planeta Sustentável, as sacolinhas que você recusa diariamente!
Eis aqui dez motivos para você defender essa causa.
1. Os plásticos convencionais levam cerca de 400 anos para se decompor. Segundo um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, de 2009, cada família brasileira descarta cerca de 40kg de plásticos por ano e mais de 80% dos plásticos são utilizados apenas 1 vez.
2. Por serem leves, os sacos plásticos voam com o vento para diversos locais e acabam poluindo não apenas as cidades, mas também nossos biomas, as florestas, rios, lagos e oceanos.
3. A sopa de lixo que flutua pelo oceano Pacífico contém mais de 100 milhões de toneladas, sendo que 90% são constituídos de detritos de plástico. Desse total, 80% vêm do continente.
4. Nos oceanos, as sacolas plásticas se arrebentam em pedaços menores e se tornam parte da cadeia alimentar de animais marinhos dos mais variados tamanhos. Ao ingerirmos esses animais, engolimos também resíduos de plástico que fazem mal à nossa saúde.
5. A ingestão de pedaços de sacolas plásticas já é uma das principais causas da mortes de tartarugas, que confundem o plástico com comida e têm seu aparelho digestivo obstruído. Estima-se, ainda, que em torno de 100 mil mamíferos e pássaros morram sufocados por ano por ingerirem sacos plásticos. Na Índia, cerca de 100 vacas morrem por dia por comerem sacolas plásticas misturadas a restos de alimentos.
6. Nas cidades, as sacolas descartadas de maneira incorreta entopem bueiros, provocando enchentes, que causam a morte de pessoas e animais domésticos, destroem plantas e árvores e até contribuem para que os peixes nadem para fora do leito de rios e morram.
7. Jogadas em um canto qualquer da cidade, as sacolinhas podem acumular água parada e permitir a proliferação do mosquito da dengue.
8. O plástico já é o segundo material mais comum no lixo municipal.Quando os aterros chegam à sua capacidade máxima, é preciso abrir outras áreas – que poderiam ser utilizadas para plantio de vegetação nativa, por exemplo – para o depósito de resíduos.
9. O material orgânico depositado em sacos plásticos demora mais para ser degradado e decomposto em nutrientes e minerais, que serão utilizados em outros processos biológicos.
10. Com a decomposição lenta dos resíduos orgânicos aprisionados nas sacolas plásticas, produz-se mais metano e CO2, que são liberados quando a sacola é rasgada e contribuem para a aceleração do aquecimento global.
Convencido? Então, sempre recusar uma sacolinha no supermercado, na farmácia, na padaria e onde mais te oferecerem uma, registre no Contador de Sacolas Descartáveis Recusadas, do Planeta Sustentável! Já são quase 2 milhões de sacolinhas evitadas. A biodiversidade agradece!

Fonte: Superinteressante


Exercício de Análise I:
Porque o texto foi postado neste tipo de blog?
As informações são apelativas? Que impacto causam?
Qual(is) seria(m) a(s) relação(ões) entre a imagem e o texto escrito?
Que tipo de público deve ser atingido?
O que é dito diretamente e indiretamente?
Porque a atitude de reduzir o uso de sacolas plásticas no nosso dia a dia é tratada com foco quanto à preservação da riqueza biológica da qual, conforme o autor, tanto dependemos?

Como o seu próprio nome já diz, o blog citado anteriormente é de propaganda. Na maioria das propagandas a intenção é persuadir, convencer alguém para algo que está sendo dado atenção.
Todas as informações encontradas tratam-se de uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos para induzir a aceitar uma ideia de formas apelativa e informativa. Informativa-apelativa pelos 10 motivos apresentados para redução da utilização de sacolas plásticas preservando a Biodiversidade.
Por outro lado, intensamente apelativo pelo impacto da imagem que antecede o texto escrito. A figura da ave morta com uma série de objetos plásticos no interior de seu corpo, é mostrada logo no início do texto sob forma de chamar atenção do espectador para que o mesmo se comova e sinta-se motivado para ver o que está sendo abordado.
A relação entre imagem e texto é verificada pelo uso de utensílios plásticos afetando diretamente e indiretamente a biodiversidade.
Deseja-se atingir todos os tipos de públicos. É requerido que uma leva significativa da população atente-se para um problema gigantesco gerado pela poluição que afeta as diferentes formas de vida pelas quais dependemos tanto conforme disse o autor.
O uso de produtos plásticos é tratado com foco não só neste blog como em muitos outros. Talvez seja uma tentativa de alarmar a população para um grande mal, que tem condições de ser amenizado por gestos de consciência ambiental em que todos podem fazer, uma vez que sacolas
plásticas fazem parte da vida da maioria das pessoas.
O endereço eletrônico http://www.blogpaedia.com.br/2009/11/sacolas-plasticas-saocomestiveis.
html, é um dos blogs que também faz referência ao uso de sacolas plásticas. Ele traz o seguinte título: Sacolas plásticas são comestíveis. De forma intensamente apelativa, mais uma vez são abordados os problemas ambientais gerados pela indiferença humana ao poluir o ambiente com
o consumo exagerado de sacolas plásticas.



Leoni L. Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário