Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Análise de quadrinhos sobre a produção de transgênicos




Tradução
Quadrinho 1:
Cientista - Então, Jules, porque que você acha que as grandes companhias de biotecnologia continuam a mexer geneticamente com nossa comida? s
Jules - Para ajudar a alimentar o mundo (combater a fome)?
Quadrinho 2:
Cientista - Você é um idealista tão ingênuo. Eu suspeito que a verdadeira razão é para ganhar navios de dinheiro.
Quadrinho 3:
Cientista - O que eu tenho aqui é um jeito de mudar complemtamente o foco deles da comida..
Quadrinho 4:
Cientista - ..enquanto ainda sim permitindo que eles a sua tecnologia por grandes.
Jules - Engenharia genetica monetaria?!
Quadrinho 5:
Cientista - Essa nossa de 100 dolares era uma de 10 a um minuto atrás.

Análise
Acredito que esta tirinha esteja intimamente ligada a biologia pois nela é discutido o quanto é fundamental a influência das companhias que investem para a evolução de uma pesquisa; além de ser uma crítica bem clara, dizendo que o verdadeiro interesse não é qualquer outro além de lucrar.
Na tirinha o personagem se encontra numa posição na qual muitos cientistas podem se encontrar: quando percebem que o interesse da empresa que financia seu trabalho não é o mesmo que o dela. E, de uma forma engraçada, através da ingenuidade do cientista ele critica aqueles que mudam seus valores também para que continuem a trabalhar, e começam a trabalhar para os interesses exclusivos das empresas.
Outra questão importante apontada na imagem é que eles começam o diálogo dizendo que a genética dos alimentos só serve ao lucro das empresas e não para uma melhor distribuição de alimentos como muitas vezes é sugerida. Isso se sustenta se pensarmos que ao mexer geneticamente nos alimentos, aumentamos exponencialmente o lucro dos fabricantes pois eles estão protegidos de pragas e inúmeros outros fatores que poderiam ser prejudiciais. Mas que vantagem isso tem dado de fato para a fome no mundo? Depois dos trangênicos houve uma melhor distribuição da comida? Em nenhuma pesquisa se encontra algo que nos permita afirmar isso.


Raphaela Alves Bragaglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário