E aí galera! Essa matéria é para dar um gostinho das discussões do semestre! Aí vai um texto na íntegra de um outro blog!
"A LENDA DO BESOURO USADO COMO JÓIA VIVA.
"A LENDA DO BESOURO USADO COMO JÓIA VIVA.
O ano passado, uma mulher tentou entrar nos Estados Unidos, originária do México, com um broche vivo, um besouro cravejado de jóias e ouro preso à roupa por uma correntinha. O caso ocorreu no posto fronteiriço de Brownsville, no Texas.A tal mulher afirmou ter comprado o broche no México. Apesar de ela ter feito a declaração correta às autoridades americanas, o inseto acabou confiscado por agentes aduaneiros.
Há séculos os besouros costumam ser usados como adorno em algumas regiões do México. Comenta-se que Jackie Kennedy teria usado um broche vivo quando era primeira-dama do EUA.
Existem algumas lendas que rondam este inseto: no antigo Egito, o escaravelho dourado era um símbolo do deus do Sol. Ele criava o sol nascente, levando-o do horizonte até o seu lugar no céu para que o sol pudesse iluminar o mundo.
Mas a lenda que originou o adorno veio da antiga civilização Maia, que conta a história de uma princesa que se apaixonou por um homem com o qual não poderia casar. Tão inconsolável estava, que chorava dia e noite por causa de seu amor proibido. Um xamã, ouvindo seu choro e descobrindo a sua causa, transformou-a num besouro brilhante, uma jóia viva. O seu amado colocou o broche em seu peito. Assim, ela passou a sua vida perto do coração daquele que ela gostava.
A imagem é de um broche que hoje em dia ainda é muito vendido na América Central: a de um besouro vivo cravejado de pedras. Ele é preso na roupa, na altura do coração, por um alfinete. Dizem que dura em média 3 anos. É vendido com um pedaço de tronco oco - seu habitat - onde retira os nutrientes necessárias para se alimentar.
ISTO É INCRIVEL !
Postado por Silvana Nunes .'. às 08:31
Fonte: (http://silnunesprof.blogspot.com/2011/02/lenda-do-besouro-usado-como-joia-viva.html) Acessado em 17/03, ás 18:58."
Existe limite entre ética e cultura? As tradições populares justificam o uso de animais para estes tipos de fins? Qual a opinião de vocês?
Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário