Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Análise de um texto sobre biodiversidade e conservação

Artigo "Biodiversidade: valores e benefícios"
(disponível em: http://www.pucrs.br/mj/artigo-biodiversidade.php)

A humanidade passa por um momento único: o de refletir sobre o seu porvir, as atitudes e os paradigmas que envolvem a sua relação com a natureza, já que os problemas ambientais colocam em risco a sua própria existência. Dentre as questões que permeiam tais reflexões está a importância da conservação da biodiversidade do planeta.
A biodiversidade, segundo a Convenção sobre a Diversidade Biológica, elaborada na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992), é constituída pelo conjunto dos seres vivos, pelo seu material genético e pelos complexos ecológicos (ecossistemas) dos quais eles fazem parte. Em outras palavras, o conceito de biodiversidade está relacionado com a diversidade de vida existente no mundo.



Análise

Na primeira parte do texto o autor fala: “A humanidade passa por um momento único: o de refletir sobre o seu porvir, as atitudes e os paradigmas que envolvem a sua relação com a natureza, já que os problemas ambientais colocam em risco a sua própria existência.” Ele começa dizendo que a humanidade deve refletir, mas não no sentido de melhorar a natureza para o bem da própria natureza e sim para o bem da humanidade, já que nós dependemos da natureza para sobreviver. Nós chegamos a um momento de preservar depois de milhões de anos vivendo com o desmatamento, desperdício de água, exploração de recursos não renováveis, matança de animais, etc. Onde tudo era para o bem da humanidade e não era questionado se estaria sendo bom para a natureza, mas, agora que os recursos estão acabando chegou a hora de refletir sobre as nossas atitudes, pois enfim caiu a ficha de que nós dependemos dos recursos naturais para sobreviver. Ele ainda completa “Dentre as questões que permeiam tais reflexões está à importância da conservação da biodiversidade do planeta.”, agora falando em conservação, o ponto X da questão como eu já havia falado: depois de milhões de anos a “conservação da biodiversidade do planeta” é vista em caráter de urgência, uma vez que deveríamos estar conservando há muito tempo.
Já no segundo parágrafo ele fala de um significado para a “biodiversidade”, segundo uma Convenção sobre a Diversidade Biológica, dizendo que ela é constituída pelo conjunto dos seres vivos, pelo seu material genético e pelos complexos ecológicos (ecossistemas) dos quais eles fazem parte. Em outras palavras o conceito de biodiversidade está relacionado com a quantidade de espécies existente no mundo, ou seja, agora ele nos inclui em biodiversidade, pois nós somos seres vivos e fazemos parte da vida existente no mundo. Mas no primeiro parágrafo a biodiversidade se relacionava somente com a natureza, o autor conseguia de certa forma nos excluir, pois ele fala no planeta como se nós não fizéssemos parte desta biodiversidade sendo que ele mesmo fala que neste contexto estão incluídos todos os seres vivos. Em um mesmo parágrafo ele dá significados distintos para a palavra biodiversidade.


Artigo

Fatores como desmatamentos, queimadas, destruição de habitats, fragmentação de florestas, assoreamento de rios e lagos, aterramento de banhados, uso indevido de áreas de conservação, exploração demasiada da fauna e da flora, poluição de ambientes naturais, entre muitos outros, são os responsáveis pela redução da biodiversidade do nosso país. Levando-se em conta a riqueza de espécies que o Brasil possui, reflexo de ambientes naturalmente diversos, como a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, essas perdas representam um verdadeiro crime contra a vida do nosso planeta. Crime esse que põe em risco o equilíbrio e a existência da vida como um todo, inclusive a de todos nós, seres humanos.


Análise

Neste parágrafo o autor fala de vários fatores que são responsáveis pela redução da biodiversidade do nosso país. E acho legal ele relatar que essas perdas representam verdadeiros crimes contra a vida do nosso planeta. Mas achei errado nesta frase a seguinte colocação: “Crime esse que põe em risco o equilíbrio e a existência da vida como um todo, inclusive a de todos nós, seres humanos.”. Concordo que põe em risco o equilíbrio e a existência da vida como um todo, e até aqui a gente já entende o sentido da frase, mas quando ele frisa “inclusive a de todos nós, seres humanos”, acho que ele novamente parece nos separar dos outros seres vivos. Quando ele fala em vida como um todo, nós seres humanos fazemos parte deste todo! Ou também entendo que talvez ele tenha escrito desta forma para chamar a atenção para a vida do ser humano que também está sendo prejudicada e não só a natureza...



Thiciane P. G. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário