Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Análise de imagens de campanha anti-tabagismo

Esse exercício tem como objetivo analisar duas figuras vinculadas ao consumo de cigarros pelas mulheres. De acordo com a Organização Mundial de Saúde elas representam 20% dos fumantes no mundo, o que significa mais de 1 bilhão de fumantes do sexo feminino. Para chamar a atenção deste público-alvo têm-se duas figuras de propagandas diferentes.





Essa imagem é uma propaganda da revista Trip. O layout dessa imagem é uma comparação às imagens do ministério da saúde colocadas atrás dos maços de cigarro, que é uma imagem centralizada, contendo o mesmo retângulo centralizado na parte superior da imagem e traz o mesmo “Adverte” que contém o do ministério da saúde. Essa imagem mostra uma jovem mulher, loira de olhos claros, muito bonita e sorridente, (que indica felicidade), porém com os dentes bem amarelados (que é um dos efeitos que o fumo pode causar no indivíduo) e com os seguintes dizeres: “Fumar causa mau hálito e derruba a sua fachada”. “Mau hálito” e “derruba fachada” encontram-se em destaque, pois é essa a idéia que a propaganda tenta despertar, o ataque à vaidade feminina. Ela tenta mostrar que o uso do cigarro pode tornar uma mulher jovem, bonita e feliz, desinteresante por ter a aparência derrubada, no caso com o sorriso amarelado, e também pelo mau hálito causado pelo cigarro. A revista Trip é uma revista voltada ao público masculino, por conter reportagens para esse público e também mulheres seminuas em ensaios sensuais. Logo podemos constatar que a imagem não visa apenas levar a mensagem de que uma mulher que fuma seria menos atraente apenas para o público feminino no sentido de conscientizar sobre o uso do tabaco, mas, principalmente, traz uma chamada ao homem (seu público alvo): que uma mulher bonita fumante, pode pelo vício torna-se uma mulher desinteressante com o passar do tempo.



A 2ª figura é uma propaganda do ministério da saúde vinculada a revistas e jornais, mostra novamente uma bela mulher, sorrindo feliz em uma metade da imagem e, na outra metade, o que essa mulher poderia se tornar com o uso do tabaco: pele mais escura, lábios secos e rachados e dentes amarelados e podres. O ataque dessa imagem é novamente na vaidade feminina, com os dizeres “O que eles vendem não é o que você leva” tenta mostrar que a felicidade, socialização que o cigarro traz tem outro lado que é a doença, a destruição da imagem. Logo isso atacaria o lado “bom” que a imagem traz, pois com uma doença, ou piora na aparência, traria problemas na auto-estima, logo na felicidade e socialização que a imagem esta querendo mostrar.



Danielle Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário