Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Análise de uma sinopse do filme "Home - O Mundo é Nossa Casa"

As análises se referem ao seguinte texto de descrição do filme "Home - O Mundo é nossa casa":

Em 200 mil anos na Terra, a Humanidade tem perturbado o equilíbrio do planeta, estabelecido por quase 4 biliões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista: a Humanidade tem apenas 10 anos para inverter esta tendência e tornar-se consciente da extensão total da destruição da Terra e alterar os seus modelos de consumo. Yann Arthus-Bertrand, o realizador, traz-nos imagens aéreas únicas de mais de 50 países para partilhando esperanças e receios num filme que lança a primeira pedra do edifício que, todos juntos, teremos de reconstruir.

Home- O mundo é a nossa casa

Acredito que o texto acima se refere a biologia pelo fato de se preocupar com o planeta e suas mudanças que foram geradas ao longo do tempo,se formos para para pensar a biologia em sí abrange também isso principalmente a concientização pelo planeta que vivemos.

2. Elabore um roteiro de leitura deste texto. Faça perguntas a ele, sobre ele, suas relações com outros textos, no sentido de um conjunto de respostas que o ajudem a compreender como aquele texto funciona.
De que forma o aquecimento global pode prejudicar o mundo? E o seres vivos?
3. Responda a estas perguntas, já compondo um novo texto: um texto analítico sobre o texto que escolheu. Busque suas repostas não apenas nesse texto, mas em outros discursos circulantes sobre o tema.
O aquecimento global é o grande problema climático do planeta atualmente, mas não o único, já que dá origem a outras transformações no meio ambiente e no clima. Freitas – que também faz pesquisa fotográfica, registrando a biodiversidade ao fazer trabalhos de campo – aponta como conseqüências graves o desaparecimento de algumas espécies de animais, especialmente os anfíbios, que dependem tanto do ambiente aquático como do terrestre. Se estivermos mudando a relação climática no mundo, esses ambientes sofrem. E, se sofrem tanto o aquático quanto o terrestre, os anfíbios sofrem duplamente explica o pesquisador, que acrescenta ainda como outra conseqüência das alterações do clima a falta de uma sazonalidade, bem diferente de anos atrás, quando as características de cada estação eram bem marcadas.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adilson Marques

    O filme Home tem uma didática muito legal chama a atenção para a devastação ambiental, faz um alerta aos países consumista que exploram os recurso naturais de forma irracional, ou seja, não se importam com as gerações futuras. O filme busca conscientizar e estimular as pessoas para uma mudança nos hábitos de consumo, promovendo o desenvolvimento sustentável dos países que obtém os recursos da natureza.

    ResponderExcluir