Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise de texto sobre Darwin, Adão e Eva




01. Escolhemos essa tirinha por acharmos interessante o fato dela tratar da teoria da evolução, de Darwin, que é um tema fundamental na biologia.
Muitas pessoas não acreditam nessa teoria, mas o autor da tirinha expõe isso de uma maneira muito criativa e simples, como Adão (criado por Deus) não acreditasse em Darwin, e sim na teoria do criacionismo.

Teoria da Evolução:
Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí, concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico em que fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.

Origem por criação divina (criacionismo):
Essa corrente afirma que os seres vivos foram criados individualmente por uma divindade. é a mais antiga de todas as idéias a respeito da origem da vida e tem forte cunho religioso sendo aceita até hoje por fieis de varias religiões


02. Perguntas:
a) Porque a imagem de Darwin é grande e superior a de Adão e Eva?
b) Porque a figura de Darwin é tão calma e a de adão é tão irritada?
c) Darwin estaria provocando Adão, ou ele poderia provar que esta falando a verdade?
d) A raiva que Adão teria sentido na ultima tirinha, seria porque ele criado Por Deus acharia que a evolução seria um absurdo?
e) Para Adão ser chamado de macaco foi uma ofensa a ele ou a todos os seres humanos?
f) Qual a representação dos três personagens nessa tirinha?

03. Análise:

A tirinha representa Darwin, Adão e Eva em uma discussão que parece não ter fim. Adão não acredita no que Darwin diz sobre a evolução dos indivíduos. A imagem de Darwin é realmente grande e superior a Adão e Eva, pois como grande cientista que foi e como criador dessa teoria ele é o dono da verdade nesse quadrinho e assim como o autor das tirinhas coloca sempre Deus, Darwin, Einstein, e outras figuras geniais e importantes, ligadas a ciência e religião como seres superiores. A idéia de religião com muita freqüência explica a existência de seres superiores que teriam influência ou poder de determinação no destino humano, assim a religião cultua esse determinismo, de existirem seres superiores que conduzem a vida humana. Adão parece muito irritado quando comparado a um macaco, pois segundo seu conhecimento, o homem foi feito através do barro por Deus, depois que esse criou o céu, a terra e o mar. Adão é o representante fiel dos criacionistas, ele tem toda a certeza que foi ele criado por Deus e dessa forma não aceita a teoria de Darwin no quadrinho.
O evolucionismo criacionista defende a tese de que a Bíblia ou outros livros considerados sagrados dão margem a uma mistura da evolução, origem da vida e criação, dizendo que Deus deu origem à vida, mas permitiu que esta evoluísse. Que não ficasse só no barro e depois no macaco, e sim evoluísse para a vida humana. No caso a comparação com o macaco é por causa do nosso ancestral que Darwin acredita que fomos evoluindo dele, mas para Adão que acredita em outra teoria é como se fosse uma afronta essa comparação, por isso no ultimo quadrinho ele se irrita tanto, porque para Adão o macaco é só um animal irracional. Sendo que hoje em dia há quem diga que animal irracional é mesmo o homem, pois no mundo que vivemos há pessoas matando pessoas, seqüestros, roubos, o próprio homem esta acabando com a vida dos homens na Terra, e não respeitam nem ao seu semelhante, imagina com os animais não é diferente, infelizmente está assim, os animais irracionais do momento é o próprio homem, confrontando assim a idéia de Adão. Nada teria de mais se após a evolução do macaco, em um determinado momento Deus interviesse para dar-lhe um espírito, e capacidades diferentes como pensamentos, sentimentos, um andar bípede e dessa espécie animal evoluísse à espécie humana, inteligente, “racional”. O homem procederia corporalmente do macaco, mas por intervenção divina, por milagre, ia ser substituído o corpo do animal pelo corpo do ser humano. Se Adão acredita no criacionismo e que todos fomos criados por Deus a “ofensa” de Darwin foi dirigida para toda a humanidade. Por isso nesse quadrinho fica bem clara a idéia de que Adão não aceita os pensamentos de Darwin, que é um genial cientista, e tenta explicar suas teorias para Adão de forma fácil de ser entendido, mas não compreendido por Adão que acha uma ofensa para nós seres humanos. Darwin representa a ciência e Adão e Eva a religião. Assim acreditamos que os três personagens representam lados opostos nesse paradigma que nunca vai ter fim...

Ana Paula Correia, Andressa Canei e Edmara Napoleão


Referencias Bibliográficas:
Darwin. Charles, A origem das espécies, São Paulo, Editora Hermus, 1981, 471p.
Super Interessante, Darwin O homem que matou Deus, Editora Abril, edição 240, 2007.
Lopes. Sônia , Biologia Essencial, São Paulo, Editora Saraiva, 2003.

Sites: www.brasilescola.com/historig/criacionismo.htm
www.mundoeducacao.com.br/historiageral/criacionismo.htm
http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm

4 comentários:

  1. Antonio Lourenço Pinto
    A teoria evolucionista postula que a vida surgiu uma única vez na terra e todas as espécies hoje existentes é fruto deste processo evolutivo que ocorreu naturalmente, onde a inclusão ou a exclusão das mesmas sempre esteve a cargo do meio por elas habitadas, todas tem um ancestral comum, ou seja, nunca houve uma espécie exclusivamente imutável. Esta teoria embora tenha embasado todo o percurso cientifíco
    nunca foi e nem será (ao meu ponto de vista), digna de uma unânime aceitação por seus princípios antagônicos ao criacionismo e por ser a matriarca e alentadora da eugenia, e ao mesmo tempo que afirma que tudo surgiu do nada não consegue explicar o que realmente era esse misterioso nada absoluto. O criacionismo defende a idéia da origem fixista em que todas as espécies foram individualmente criadas por uma divindade e nada evolui só há um ajustamento segundo as necessidades e concepção de cada um em sua época (o homem é a imagem e semelhança do criador). Aquestão de acreditar ou não fica a critério de cada um, eu porém acredito pela fé e por discordar em alguns pontos da ciência evolucionista como os já citados e ainda mais pelo fato de, só homem ter evoluido e os outros primatas não, e se o homem desceu das arvores para o chão como deve ter sobrevivido aos predadores, siceramente fica difícil acreditar que tudo aconteceu naturalmente eu até acredito em mudanças evolutivas, mas também entendo que por mais árdua que seja a luta da ciência sempre ficaram lacunas a serem preechidas e mistérios indesvendáveis, isto ocorre pela própria limitação humana.E embora tenhamos inteligência e livre arbítrio tem sim uma força superior sobre tudo isto. Nos quadrinhos fica escancarada a impotência de Darwim em poder provar que estava falando a verdade, enquanto o Adão dotado de uma fé inabalavel contesta a todo o custo a teoria darwiniana que é para ele um desaponto aos pricípios humanísticos mais antigos.

    ResponderExcluir
  2. Djonath
    Hoje com todas as informaçoes e valido todos questionamento,para muitos a questao religiosa vem em primeiro lugar,para outras o evolucionismo e evidente.

    ResponderExcluir
  3. Walter Mota

    As pessoas, no geral, tem pouca informação sobre a evolução, distorssem seus conceitos, sentem seu orgulho tocado por ela, não vão atrás de maior conhecimento e preferem hipóteses mais simples, como a de um ser sobrenatural que criou tudo do jeito que existe. A questão da fé é psicológica, e é muito difícil para religiosos aceitarem hipóteses diferentes da sua religião. A Evolução é Ciência, nunca vai ser uma verdade absoluta, como muitos religiosos a acusam de não ser, e ciência é isso, hipótese, que pode ser refutada, reformulada, etc. Como dizia Popper, uma hipótese só é científica se puder ser refutada! Religião não é ciência, religião vai contra a ciência, vai contra o método científico, teorias criacionistas não podem ser consideradas ciência. A Evolução também não é tão alternativa assim, a descoberta que que todos os seres vivos descendem de um ancestral comum foi uma das mais importantes da ciência, é o fato mais importante da biologia, que não sobrevive sem ela. Agora as Teorias que explicam a evolução podem ser controversas e talves possam causar discussão. Agora Biológos que não acreditam na evolução, na minha opinião, não são biólogos, são sei lá o que, menos biológos de respeito.

    ResponderExcluir
  4. Por o texto ser polêmico, chama a atenção do espectador. Trata-se dois contrastes (Religião e Ciência). A luta entre evolucionismo e criacionismo é constante. Cada cidadão tem sua perspectiva. Acreditar que os humanos provenieram sob forma divina ou por intermédio de um ancestral comum não implica completamente no fato de as pessoas sentirem seus orgulhos tocados. Não é apenas uma questão de preferir hipóteses mais simples. As pessoas devem saber filtrar os diversos conhecimentos, elas não se devem deixar serem influenciadas por uma verdade absoluta, devem acreditar naquilo que as fazem sentirem-se melhor. Se o cidadão acredita numa verdade absoluta, ele se sujeita a ser bloqueado perdendo uma série de informações. Acreditar na evolução ou não, não te fará ser mais ou menos biológo, ser um biológo de respeito ou não. O biológo deve ser crítico e filtrar todas as idéias permitindo-o que forme suas próprias opiniões. Para adquirir respeito como biólogo basta saber fundamentar suas opiniões!

    By Leoni

    ResponderExcluir