Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise de texto sobre evolução

As análises se referem ao seguinte texto em quadrinhos:




1. Este texto esta relacionado a biologia pelo fato de se tratar da evolução.

2.a-Roteiro:
Na tira encontramos a barata filho questionando o pai:
- Milhões de anos atrás o ser humano era bem diferente de hoje, né, pai
E o pai barata respondeu:
- É.
O filho continuou argumentando:
- Antes eram macacos dá para acreditar... Impressionante essa coisa da evolução humana, né, pai
E o pai respondeu novamente:
-É.
O filho indignado falou:
- E nós ... nós baratas, não mudamos quase nada a milhões de anos! Vai dizer que não incomoda isso. Eles evoluíram e a gente não!
Então o pai concluiu:
- Eles precisavam.

b- Elaboração de perguntas:
Houve igualmente a evolução de todos os seres vivos
Como foi a evolução do ser humano... Por que o ser humano teve que passar por tantas evoluções
Por que as baratas não precisaram passar por tais evoluções

c- Comparação com outros textos:
- Evolução das baratas: O registro fóssil mais antigo de uma barata é datado do período Siluriano, há aproximadamente 400 milhões de anos. Comparando as baratas de hoje com as do passado elas mudaram muito pouco, permanecendo como insetos não especializados. As mudanças ocorreram: na genitália da fêmea, com a redução do ovipositor, não sendo mais visível externamente; nos ovos, que passaram a ser colocados no interior de uma ooteca em vez de individualmente (em torno de 60 milhões de anos atrás), evitando a dessecação; e nas asas, que deixaram de ter como função principal o vôo e passaram a ser de proteção do abdome, com a redução das asas em alguns casos.
- Evolução dos seres humanos: Varios estudos indicam a linha provavel de evolução de Hominídios, enfatizando o parentesco biológico molecular entre os humanos e os primatas. Mostram por exemplo que, do ponto de vista genético, o homem e chimpanzé  são 99% idênticos. Em sua longa hitória evolutiva, o ser humano adaptou-se no meio ambiente e assim garantiu e ampliou sua subsistência, desenvolveu e foi capaz de produzir recursos materiais capazes de aperfeisoar seu estilo de vida. A maior parte dessas conquistas ocorreu na pre-história.
As “Etapas da Evolução”:
Primatas: Eles viveram ha cerca de 70 milhões de anos atrás. Eles habitavam árvores e se alimentavam de folhas e insetos.
Homonóides: Eram primatas que viveram aproximadamente entre 22 a 24 milhões de anos atrás. Eles tinham tamanho de um pequeno gorila, eles habitavam árvores e desciam ao solo. Eles eram quadrúpedes e, de vez em quando, caminhavam sobre duas patas.
Hominídeos: Eles viveram há cerca de 3 a 1 milhão de anos atrás. Ele já andava ereto (postura ereta) , e usava os longos braços para se pendurar em árvores, coletar frutos e para tacar pedras em animais.
Homo Habilis: Ele foi o primeiro hominídeo do gênero homo. Viveu por volta de 2 milhões a 1,4 milhão de anos. Ele fabricava ferramentas simples, e usava uma linguagem rudimentar.
Homo Erectus: Viveu entre 1,6 milhão a 150 mil anos atrás. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com peles de animais. Eles viviam em grupos que tinha mais ou menos 30 membros, usava uma linguagem mais sofisticada e foi ele quem descobriu o fogo.
Homem de Neandertal: Viveu entre 300 e 30 mil  anos atrás, era habilidoso. Enterrava os mortos em cavernas e deixavam comidas e objetos como oferendas. Conviveu com o Homo Sapiens Sapiens e desapareceu por motivos até hoje desconhecidos.
Homo Sapiens Sapiens (ou Cro-Magnon):  Surgiu há cerca de 150  mil anos. Espalhou-se por toda terra. Desenvolveu a pintura e a agricultura.
De acordo com pesquisas, a espécie Neanderthal evoluiu na Europa durante a Idade do Gelo e a Sapiens evoluiu na África antes de se disseminar pelo resto do mundo cerca de 40 mil anos atrás.
Para os estudiosos, se o cálculo estiver correto, o fato do Homem de Neanderthal ter sido extinto há cerca de 30 mil anos é a prova de que as duas espécies existiram simultaneamente na Europa e, provavelmente, interagido entre si.



3. Texto analítico:
Como podemos perceber, a partir do texto, as baratas não passaram por numerosas etapas evolutivas como o ser humano. O motivo indicado por este mesmo texto seria a necessidade da evolução.
O ser humano passou por alguma pré-adaptação anatômica que tenha favorecido o bipedalismo, onde pode ser aplicada as leis da seleção natural e da adaptação. Se uma mudança (mutação) na aparência externa favorece o indivíduo, ela permanecerá no processo evolutivo. Essa adaptação ocorreu por ter maiores vantagens seletivas, como permitir uma melhor visão das redondezas, possibilitou um melhor aproveitamento e utilização das mãos e possibilitou a procura de alimento nos horários mais quentes. Esta foi apenas uma etapa da evolução humana, tivemos ainda o aumento do cérebro, acompanhado pelas faculdades permitidas por esse cérebro novo, um dos fatores que permitiu isto foi a busca de soluções mais eficientes para a obtenção da carne (captura da presa). Ainda podemos citar a reconstrução do crânio que teve grande influencia das novas dietas alimentares.
As evoluções citadas acima são apenas algumas seleções que o ser humano precisou passar. Já as baratas, segundo pesquisadores, existem desde o período carbonífero, sendo até contemporâneas dos dinossauros e os primeiros fósseis encontrados das baratas atuais são do inicio do período cretáceo.
Comparando as baratas de hoje com as do passado elas mudaram muito pouco, permanecendo como insetos não especializados. Desde sua origem até hoje, as modificações mais acentuadas ocorridas nos corpos destes insetos foram: variação padrão, número das nervuras das asas e espinhos das patas, e na genitália da fêmea com a redução do ovipositor.
A tira de desenho de Leo João enfatiza bem a facilidade de adaptação das baratas comparando com a necessidade de evolução do ser humano, fazendo desta constatação um texto de humor.


Bibliografia:
http://www.institutoaqualung.com.br/info_evolucao36.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Cockroach
http://mundodasbaratas.vilabol.uol.com.br/menu.swf
http://arquivom.wordpress.com/2008/11/01/indice/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barata

Um comentário:

  1. Achei bem interessante essa tirinha, porque os homens normalmente acham que são melhores do que todos os outros animais, mas se olharmos por esse lado, as baratas já estavam "prontas" muito antes de nós começarmos a "melhorar". E não são só as baratas que nos "superam" neste quesito. As formigas e abelhas, por exemplo, são muito mais antigas e muito mais adaptadas que os humanos. E falando em adaptação, as bactérias, que para alguns são tão inúteis, são muito mais adaptadas que nós, e conseguem sobreviver em locais extremamente adversos. Marianne Kreusch - 10100497

    ResponderExcluir