Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise de caricatura de Charles Darwin

Desde o início, as idéias de Darwin sempre foram ridicularizadas. Sua afirmação de que as atuais espécies existentes são descendentes de outras formas primitivas que sofreram contínuo processo de ramificação- aquilo que viria a chamar de evolução- trouxe uma grande controvérsia no campo científico. O mecanismo desse processo “seleção natural” que determina o comportamento de seres vivos e os “molda” de acordo com as condições ambientais ainda hoje não é bem compreendido. Imagine durante a sua época, a confusão dos contemporâneos do naturalista em ter que aceitar suas teorias frente à crença de criação do mundo. Isto, sem dúvida, criou margem para diversas críticas e ironias a respeito da descendência humana. (fonte: http://biointerativa.com/tag/charges-cientificas/)


A análise se refere à seguinte imagem:





Charles Darwin foi um naturalista formado na Universidade de Cambridge na Inglaterra, aos 22anos é convidado pela Marinha britânica para completar dados cartográficos da América do Sul. Obteve conhecimento da fauna, flora e geologia de vários lugares. Em 1859, publicou o livro “Origem das Espécies” em que explica os princípios do evolucionismo e da Seleção Natural. Em 1871, provoca polêmica com a Igreja ao publicar a obra “A Descendência do Homem”, no qual Darwin demonstra em que o homem e o macaco descendem de um ancestral em comum, Darwin nega a história da criação como está descrita no livro da gênese...
A caricatura de Darwin como um macaco exposta na revista Hornet (1871) foi uma crítica direta principalmente de membros do clero que protestavam contra a sua teoria, os conservadores também se recusavam a admitir que os ancestrais da espécie humana fossem animais.
Desde que Charles Darwin publicou o livro “A Origem das Espécies”, iniciou-se uma grande controvérsia pública com relação á origem do homem. Essa polêmica toda e a semelhança física e comportamental dos macacos com os seres humanos acabaram gerando a história de que nós viemos dos macacos. Mas isto verdade?

O que acontece - Nós viemos dos macacos?

Não, nós não viemos dos macacos. Se essa afirmação fosse verdade, os macacos atuais seriam os homens do futuro. A idéia de que o homem descende diretamente dos macacos é uma distorção das idéias de Darwin. A teoria da evolução não diz que o homem veio do macaco, mas que nós e os macacos possuímos um ancestral comum e pertencemos ao grupo dos primatas. Imagine uma árvore com um tronco que se ramifica em vários galhos, o tronco seria o ancestral comum a todos os primatas, incluindo o macaco e o homem, que são representados pelos diversos galhos. Por possuírem um ancestral comum, os primatas também apresentam características em comum, como dedos preênseis em todos os quatro membros, que nos permitiu manipular objetos com precisão; unhas no lugar de garras; pontas dos dedos altamente sensíveis ao tato; capacidade de enxergar variadas cores e com grande resolução, o que nos permite selecionar melhor as frutas maduras, esconder-nos de predadores e caçar com maior eficiência; olhos voltados para frente, o que traz a vantagem de uma excelente percepção de profundidade; um grande cuidado com a prole; geralmente presença de duas glândulas mamárias e um filhote por gravidez, que passará por uma infância prolongada e uma fase adolescente e a alta capacidade de aprendizado, em decorrência do seu cérebro bem desenvolvido.
Darwin nunca afirmou que o homem veio do macaco, a imagem em questão criada sobre um enfoque naturalista retrata uma visão de realidade, pode se observar que os membros dos pés, braços expressam características de um macaco na sua forma real, o retrato em questão tem detalhes preciso como pelagem esparsa, coluna inclinada, dedos preênseis.
A obra escrita por Charles Darwin deixou autoridades descontentes a reação foi imediata, censura, críticas, sátiras e charges tiveram como objetivo de desmerecer ou ridicularizar a sua teoria. Felizmente com o passar do tempo a comunidade científica tem atribuído ao trabalho de Darwin notável explicação para a origem das espécies e porque não dizer a criação do homem.


Adilson Marques & Antônio Pinto

2 comentários:

  1. Walter Mota

    As ideias de Charles Darwin foram tão ridicularizadas quanto as ideias que a Terra não é o centro do Universo e gira em torno do Sol... Enquanto a religião querer se meter na ciência, no estado, etc, não andaremos para frente! A teoria de Charles Darwin foi um grande salto para a Biologia, a Evolução é um fato, sua explicação pode não estar bem definida, mas não há dúvidas que a evolução existe! Temos que entender o que é ciência e não misturar com religião!!!!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, Darwin não afirmou que descendemos de um macaco. E, sim de um ancestral comum. Os conservadores negavam que nós descendíamos de animais? Ou do ancestral comum aos macacos? Pelo o que me consta somos animais também. E, o que o clero não gostou é que a teoria de Darwin nos coloca não como seres superiores, e sim como animais descentes de um ancestral comum aos símios.
    Suas idéias foram ridicularizadas no meio religioso, não? Ou também no meio cientifico e acadêmico? A religião tem que estar realmente vinculada à ciência? Se fosse assim viveríamos em tempos muitos remotos. Já que a religião é inimiga da ciência e da razão.
    Darwin, o homem que matou deus, foi realmente e ainda é um dos grandes nomes que revolucionou a biologia que conhecemos.

    ResponderExcluir