Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise de texto sobre plástico biodegradável

O tema que escolhi,foi uma matéria de um telejornal que fala sobre o plástico biodegradável,que foi a solução que encontraram para deter essa poluição, trocar as sacolas de compras e sacos de lixo por plásticos “verdes”,garrafas por garrafas pet, que são poluidores de rios,mares,lagos etc,e inventaram o plástico biodegradável que é feito de matéria prima de origem vegetal,que não poluem o meio ambiente.Esse plástico se decompõem muito mais rápido do que o outro é ambientalmente correto.Várias empresas já estão fabricando esse material,e ganhou característica de degradabilidade ou biodegradabilidade não poluidores ao meio ambiente,é um plástico que é 100% orgânico,o tempo de decomposição é de acordo com a finalidade do produto.O custo desse material tem um pequeno aumento comparado ao plástico comum,mais ainda tem menor preço comparado ao papel, opção utilizada na confecção de sacolas por empresas que dão preferência ao material por ele ser 100% orgânico.Essa é uma das alternativas para o uso consciente do plástico,uma maneira para não poluir o meio ambiente.E várias empresas já estão utilizando essas sacolas de plástico biodegradável.

3 comentários:

  1. Gostaria de comentar começando pelo tema, este que é um tema super interessante e vem atraindo várias pessoas.
    Os sacos de plásticos rapidamente se tornaram muito populares, em especial através da sua distribuição gratuita nos supermercados e lojas, que embalam em saquinhos tudo o que passa pela caixa registradora, não importando o tamanho do produto que se tenha à mão. Esse hábito já foi incorporado na rotina do consumidor que hoje através da midia vem sendo informado sobre as calamidades do planeta. Produtos biodegradáveis, ecologicamente corretos são coisas que as pessoas estão interessadas em contribuir pelo simples fato de as fazerem se setir menos culpadas pelas consequências do nosso modo de vida super consumidor e destruidor.
    Por ser tão atraente e também uma novidade tecnológica que em emergindo, deveria ser melhor explorado pelo autor.
    Minhas sugestões são as seguintes:
    Primeiro deveria ter um link da tal reportagem na qual o autor se baseia pra analisar, ou então uma propaganda ou até mesmo uma imagem.
    Segundo, chamaria a minha atenção saber como é feito, o material de origem vegetal é extraído da onde? Em que regiões ou empresas já aderiram a essa atitude?
    Uma dica que eu posso dar é de uma empresa catarinense têxtil a Mallwee, que já trabalha com essas sacola biodegradáveis a pelo menos 4 anos.
    Poderia ter alguma imagem da tal sacola também e falar sobre suas vantagens, uma vez que a sacola plática demorá no minimo 100 anos para se decompor.

    ResponderExcluir
  2. Sugestões: Deveria conter nesta análise imagens ilustrativas de sacolas plásticas e/ou a reportagem vista, para que se possa analisá-la melhor.
    As sacolas plásticas se tornaram um hábito em várias partes do mundo, mas por quê? Há lugares que ela é cobrada ou nem há a mesma em supermercados e lojas, ou seja, o consumidor se vê obrigado a levar bolsas ou ecobags para fazer suas compras, já que terá que pagar por cada sacola plástica utilizada. Alguns países que adotaram essa medida são a China, a Itália e a Irlanda. Não seria interessante para essas empresas além de oferecer ao consumidor sacolas biodegradáveis, também dar descontos para aqueles que não utilizam as sacolas? Além de ser ainda mais ecologicamente correto, seria uma boa forma de reduzir custos à empresa. Quais as vantagens de se produzir sacolas biodegradáveis? Redução da demanda de petróleo, que é utilizado para as outras sacolas não ecologicamente corretas? E, reduzir o consumo das mesmas? Do que é feito esse material? Ele é fabricado no Brasil? Toda a matéria prima utilizada é realmente orgânica? Quanto tempo leva para a biodegradação? Seria oportuno explicar como ocorre essa degradação, cuja libera dióxido de carbono (componente muito falado na atualidade, devido a sua contribuição para o aquecimento global) e água. E que, esse processo se dá por microorganismo. Torna-se conveniente falar também que depois da rápida degradação, essas sacolas plásticas são muitas vezes utilizadas para adubação e alimentação animal.

    ResponderExcluir
  3. A ideia do plástico biodegradável é muito importante, tendo em vista que muitas pessoas não têm consciência ou não tem disciplina para reduzir o consumo de embalagens plásticas. Contudo, acho válido falar da regrinha dos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), a redução e a reutilização valem tanto ou mais que substituir o plástico, pois o problema principal não está no plástico, mas sim no uso abusivo de embalagens de qualquer natureza, ou seja, a mudança deve começar de dentro pra fora, o comportamento humano é o principal problema. Substituir é importante, mas pode provocar um consumo ainda maior, pois as pessoas consumirão sem culpa e os impactos, mesmo que menores, ainda existem.
    Reforço que acho a substituição importante, mas seria melhor em conjunto com essas outras ações.

    ResponderExcluir