Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise de texto sobre transgênicos



Perguntas:

1. O que o texto diz?
2. Como esse texto diz?
3. Quais os recursos que ele utiliza?
4. Qual seu público alvo?
5. Qual seu objetivo?
6. Como ele atinge, chama seu público?
7. O que o texto não diz?

Respostas:

Fazendo uma análise dos dois textos escolhidos individualmente de acordo com cada pergunta e posteriormente contrapondo, comparando e analisando-os juntamente.

1. O texto da Monsanto (primeiro texto) diz que a empresa traz felicidade, bem-estar e diversão. Mostra uma família feliz, dizendo que o bem-estar, a saúde, a qualidade de vida, o lazer e a diversão da família está ligada aos produtos da Monsanto, a empresa pode proporcionar tudo isso a eles. O que fica evidente na frase usada “Monsanto é pura diversão”, remetendo diversão com lazer, com qualidade de vida e saúde. O segundo texto mostra a preocupação iminente da população em geral com os produtos transgênicos. Diz que a mãe, preocupada com seu filho, quer saber se dando doses de herbicida da Monsanto ao filho resolve o problema causado pelo consumo de organismos geneticamente modificados (OGM). Diz então que os produtos apresentam riscos à saúde, que, no quadrinho, causa mutação, se contrapondo com a visão e informação obtida através da Monsanto.
2. O 1º texto nos diz de uma forma alegre, com cor verde lembrando a natureza, simbolizando seu cuidado com ela, com aquilo que é verde e é bom, assim como os produtos da Monsanto (de acordo com o texto). O 2º já nos diz de uma forma preocupada com a saúde da população que os OGM trazem riscos à saúde. Faz isso ainda de maneira personificada, onde a mãe é a população preocupada, os cientistas; e o filho é a população que consome transgênicos sem pensar nos prováveis riscos à saúde. Trazendo com uma crítica esse alerta a todos.
3. O 1º utiliza recursos chamativos e bem vistos por todos. Faz uso de cores alegres, o verde, cor da natureza; mostra uma figura de uma família de mãos dadas parecendo que está se divertindo, muito feliz num momento de lazer com árvores no plano de fundo da imagem mostrando claramente a natureza envolvida, nos fazendo pensar no cuidado que a Monsanto tem com a natureza, sua preocupação com ela. O 2º usa o recurso de quadrinhos para elaborar uma história mostrando o menino que consumiu OGM e adquiriu características de vegetal, houve mutação nos fazendo pensar no perigo que esses organismos modificados geneticamente podem nos trazer. Dando espaço ainda a uma crítica aos herbicidas da Monsanto.
4. Nos dois textos o público alvo é mesmo, porém a Monsanto tenta persuadir a todos mostrando que seus produtos são bons e seguros, então tende a se direcionar mais ao público que ainda tem medo dos produtos.Enquanto o 2º direciona-se mais ao público que consome OGM ou que é favorável à comercialização deles servindo então de alerta a essas pessoas. E aos demais que não consomem e tem medo, serve para reforçar essa idéia de perigo.
5. A Monsanto tem o objetivo de fazer com que as pessoas acreditem na confiabilidade dos seus produtos, na segurança e na qualidade de vida que vão ter se passar a utilizá-los. Tem como objetivo ganhar a confiança do público leitor, vender seus produtos e dizer que fazem bem. O texto crítico tem como objetivo, ao contrário da Monsanto, alertar a população leitora, mostrar os riscos a saúde que os transgênicos podem nos trazer, fazer com que não sejam consumidos alimentos de tal origem.
6. A Monsanto se utiliza de recursos chamativos, coloridos, remetendo à natureza e à felicidade, bem-estar, alegria e diversão de uma família para atingir seu público. O segundo texto atinge e chama através das figuras utilizadas, o menino com cor verde, adquirindo deformações chama bastante à atenção de quem olha o quadrinho. Além de o texto escrito ser bastante crítico mostrando a preocupação existente com o consumo de OGM, o que também chama o leitor, desperta seu pensamento para o tema.
7. Silêncios podem ser observados no primeiro texto principalmente. A Monsanto não mostra que a qualidade nos produtos, a produção em massa livre se insetos pragas é relativo ao tempo, pois os animais vão adquirindo resistência ás modificações feitas; diz apenas que as plantas modificadas são assim para diminuir as pragas que destroem as plantações, mas não diz que pode haver modificações nesses animais pragas e, consequentemente, nos animais que se alimentam desses. Não diz que a Monsanto produz alimentos transgênicos, produz herbicidas, agrotóxicos e pode controlar os agricultores, torna-los dependentes da empresa e dos seus preços impostos. Diz que as sementes não são férteis para não se reproduzirem e não se “misturarem” com as sementes não transgênicas, mas não diz que esse, porém torna o agricultor dependente da empresa, pois sempre terá q comprar sementes dela; não diz também que há agentes polinizadores e dispersores naturalmente que podem levar essas sementes a se misturarem numa lavoura sem OGM. Mostra qualidade de vida, mas não mostra que não tem estudos suficientes que comprovem a isenção total de riscos a saúde, isenção de mutações, alergias e demais complicações que podem surgir com o consumo de tais alimentos. Os silêncios são muitos quando se trata de uma empresa com o objetivo de comercializar produtos com essa nova técnica.

Joana Weck Andre

Um comentário:

  1. Adilson Marques

    Os trangênicos são alimentos que vieram para ficar cedo ou mais tarde serão incorporados na alimentação humana,a discussão não é sobre seus beneficios, mas sobre os problemas que esses alimentos manipulados podem trazer, cabe a sociedade cobrar maiores informaçãoes e pesquisas que comprovem que esses alimentos não colocam em risco a saúde das pessoas e também ao meio ambiente.

    ResponderExcluir