Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Análise de artigo sobre transgênicos

Análise do texto "OS ORGANISMOS TRANSGÊNICOS E O MEIO AMBIENTE"
disponível em: http://www.crea-mt.org.br/novo/palavraprofissional.asp?id=79


MOTIVO DA ESCOLHA:
Escolhi este texto porque ele fala os organismos transgênicos e o meio ambiente.

TEXTO ANALÍTICO
O autor não é a favor, mas não demonstra isso ao leitor durante o desenvolvimento do texto em Organismos Transgênicos e o Meio Ambiente, como podemos observar em algumas partes do texto abaixo:
A providencial confusão sobre o que realmente são transgênicos e o que os diferem do melhoramento genético tradicional acaba “convencendo” a opinião pública e até altas autoridades, de que não há perigo no uso deste tipo de biotecnologia. E os riscos reais, apesar de irreversíveis, são menosprezados.
(...) Sabemos que eles podem aumentar a resistência a antibióticos, causar alergias e contaminar plantações vizinhas. Além disso, são ilegais no Brasil por não respeitarem a Leis de Biossegurança e o Código de Defesa do Consumidor. Os impactos ambientais resultantes do cultivo de transgênicos são irreversíveis e as conseqüências na saúde humana ainda podem ser piores do que podemos imaginar. Por esses e outros motivos devemos lutar contra a produção e comercialização destes organismos, pois é nossa sobrevivência que está em jogo.
E no decorrer do desenvolvimento do texto o autor demonstra que ao mesmo tempo em que é contra, deve mostrar fatores a favor dos produtos transgênicos, ou seja, ele tenta justificar porque é contra mostrando o lado negativo e parecer mais sério, ou mais analítico, mostrando o ponto positivo. Abaixo podemos observar alguns pontos positivos:
Os defensores dos transgênicos afirmam que a humanidade consome alimentos obtidos de organismos geneticamente modificados há milhares de anos, sem que eles tenham causado algum dano à saúde e, portanto, não haveria razão para se acreditar que com os alimentos obtidos de organismos transgênicos seria diferente. De fato a grande maioria dos alimentos que consumimos são obtidos de organismos geneticamente modificados, mas estes alimentos foram produzidos por processos naturais, com a transferência de genes apenas entre organismos da mesma espécie.
Como observamos acima podemos dizer que esse é o único ponto positivo sobre os transgênicos que podemos observar no texto.

Letícia Dutra Breda

Um comentário:

  1. SAULO

    Acredito que as sementes produzidas transgenicamente são de grande importância biológica, uma pelo fato de hoje em dia conseguir fazer tal mudança genética em um organismo, outra pela importância da segurança que temos com esse avanço, a bio-segurança tem que ficar cada vez mais precisa em cada novo passo evolutivo-tecnológico. As sementes são de fato mais resistentes e tem um melhor desenvolvimento que as não-transgênicas, porém o problema é de (possivelmente) agravar algumas alergias e a possível aquisição de novas doenças provenientes disso. As sementes estéreis são de fato uma grande sacada para um bom controle desses transgênicos na natureza, mas ao mesmo tempo prende os agricultores a empresa que fabrica esses grãos, deixando-os um tanto quanto vulneráveis.

    ResponderExcluir