Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Análise de uma tira sobre adaptação




A charge acima representa as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin. A primeira se baseia em: caracteres adquiridos e a lei do uso e desuso. Ou seja, de tanto usar o pescoço, ele aumentou e isso foi passando de geração em geração. A teoria de Lamarck foi depois contrariada por Darwin, que acreditava que existiam as girafas de pescoço longo e as de pescoço curto, mas pela adaptação na natureza só as girafas de pescoço longo sobreviveram pois essa conseguiam mais alimento.
Tanto para Lamarck como para Darwin o meio ambiente exerce um papel preponderante no processo evolutivo. Segundo Lamarck o ambiente é o principal fator que provoca modificações nos organismos; para Darwin o ambiente apenas seleciona as variações mais favoráveis.
O fato de o menino Calvin arranjar uma adaptação com os pés de pau nos remete a teoria de Lamarck, ao passo que ele adquiriu uma adaptação para conseguir alimento. Entretanto pode ser interpretado como Darwinista pelo fato de que ele que tem perna de pau consegue alcançar o alimento e sobreviverá, no entanto aqueles que não possuírem as pernas de pau não conseguirão alcançar as bolachas.
A tirinha diferente dos textos didáticos tradicionais prende a atenção de uma criança do ensino fundamental por se tratar de uma cena típica para estas que estão em fase de crescimento. Muitas vezes um artigo de duas páginas não consegue explicar para uma criança -que fica cansada até o final da leitura- o que significa as teorias evolucionistas.


Luíza Lucas

Um comentário: