Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Análise de artigo sobre poluição dos oceanos por materiais plásticos

Texto escolhido : Oceano de plástico. Retirado do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_272127.shtml)

1 - O texto se relaciona com biologia, pois aborda o tema poluição marinha, em que o mesmo analisa os estatísticas sobre a demanda de lixo, como os plásticos lançados no meio marinho, ou seja, analisa como a poluição prejudica a vida marinha.

2 - Roteiro de leitura

Como o texto chama a atenção do leitor para os impactos da poluição marinha?
Quais as fontes de pesquisa do autor?
Qual o objetivo de demostrar essas fontes?
O texto dá solução ao problema?
Existem outros textos que abordam essa temática?
Qual a relação entre os textos na forma de chamar a atenção e conscientizar o leitor?


3 - Texto analítico

O texto aborda o tema poluição marinha e se refere ao processo com muitos dados estatísticos (utilizando de porcentagens e comparações estatísticas) para causar impacto no leitor já que esse tema é um tema bastante polêmico. Utiliza de fontes como Greenpeace (órgão ativista ambiental muito famoso pelos seus movimentos polêmicos e que atingem grandes repercussões) e seus pesquisadores (enfatizando ainda a formação de cada um e o órgão especifico que o mesmo atua) para dar mais ênfase à polêmica.
O objetivo de demostrar essas fontes é dar mais credibilidade ao texto, já que o mesmo fala sobre os prejuízos causados pelos impactos ambientais e o órgão utilizado sempre aparece na mídia sempre na luta contra esses impactos, ou seja é referência na luta contra impactos ambientais.
Porém o texto não traz soluções para o problema e sim críticas e definições sobre o problema. Diante de tantos dados estatísticos e referencias espera-se ao menos uma sugestão.
Vários textos exibem esse tema, ainda mais em tempos que só se fala de poluição e impactos ambientais, a questão dos impactos da poluição marinha estão em alta nas críticas ambientais.
Os textos usam praticamente da mesma “técnica” para afetar o leitor pelo emocional, utilizando argumentos matemáticos, às vezes com imagens apelativas como animais deformados, utilizando de órgãos ativistas que estão em alta na mídia.

Cecília Gabriela Pereira Bode

Nenhum comentário:

Postar um comentário