Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Análise de uma fotografia de campanha pelo vegetarianismo

O tema abordado no anuncio é relacionado à biologia juntamente com a educação: o modo como se passa a questão do vegetarianismo. A nutrição dos animais, incluindo o homem, o estudo dos nutrientes necessários a um organismo e a adaptação deste ao ambiente são assuntos que a biologia engloba e que são referentes às discussões sobre o Vegetarianismo.





O atual sistema de produção e consumo de alimentos em todo o mundo gerou questões diversas entre o homem, entre elas, sobre o vegetarianismo. Questões como: “É natural do Homem comer carne?” e “O Homem precisa comer carne para estar bem alimentado?” ainda não foram completamente respondidas pela ciência e são usadas como argumentos na briga entre vegetarianos e carnívoros. A escolha de ser vegetariano é feita pelo paladar do indivíduo, assim como uma pessoa não gosta de um tomate, outras não gostam de carne, apesar de não ser algo comum dentro da cultura Brasileira. Mas, como “gosto não se discute” os debates são gerados porque, na maioria dos casos, a escolha de ser vegetariano é feita pela ideologia, pela moral, e pela religião.
O Folder acima traz a seguinte questão: Animais: se você ama uns, por que come outros? A frase é apresentada de forma que a palavra “animais” e “por que come outros” encontram-se destacadas, pelo tamanho e pelo contraste de cores. A cor azul, escolhida para animais e amor, traz a imagem de céu e harmonia, enquanto a rosa do título "come outros" contrasta com a cor azul, trazendo destaque para esses termos e um drama e vivacidade à mensagem que está sendo passada.
O motivo de a palavra "animais" estar em destaque, é enfatizar que todos os animais são iguais. Assim, não existiria um real motivo para se comer apenas alguns animais. A intenção do anúncio, de um maneira geral, é o apelo de que quem ama algum animal, não poderia comer um outro animal. Porém, não existe relação direta entre amar e comer. Não é por que você ama um cachorro que não irá comer outro, pois você ama o seu cachorro, não os outros.
Os cachorros não são servidos como alimento humano no Brasil por motivos culturais, não pelo amor que se tem a eles. Cachorros são alimentos de muitos chineses, e as vacas são animais sagrados na índia: a cultura irá determinar o que tem em seu prato ao meio dia.
O anúncio é multivisual, escrita e imagem, reforçando a mensagem divulgada pelo texto. O cão vestido de vaca traz um apelo moral pois, conforme o anúncio, não deveríamos comer algo que amamos, todos animais deveriam ser tratados da mesma maneira...


Marília da Nova Storck

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