Este espaço é destinado às construções em Biologia e Educação dos estudantes de Ciências Biológicas da UFSC

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Análise de duas fotografias relacionadas à alimentação



Porque nos chocamos tanto ao ver esta foto? Sentimento comum a praticamente toda a sociedade, porém um tanto quanto discriminatório. Nós comemos carne de boi, porco, coelho, ovelha, galinha, e de muitos outros animais sem sequer pensar no animal que morreu para podermos comer a sua carne. Acabamos também julgando os chineses por exemplo, que comem carne de um animal que aqui temos como nosso melhor amigo. Mas e a vaca? Nós a comemos, mas para os indianos é sagrada. Nos achamos na razão de falar que é errado comer cachorro, que é um pecado, um absurdo. Por que esse homem pode ser representado por muitas pessoas como um “assassino”? Os animais que comemos têm vida igual ao cachorro. Apenas não os criamos dentro de nossas casas normalmente. É tudo uma questão de cultura, que não tem como ser discutida, pois cada país tem a sua e deve ser respeitada.
Seguindo nessa linha, podemos fazer um link com outras imagens e fazer perguntas, como por exemplo, sobre a imagem a seguir:





O que ela representa?
Que mensagem ela nos passa?
Pode se fazer uma analogia com a foto anterior?
Esse menino pode ser visto como um “assassino”?
Quando olhamos essas duas imagens não conseguimos relacioná-las, pois não fazemos a devida reflexão sobre elas. O homem da primeira imagem é muitas vezes interpretado como um vilão, um assassino, pois se trata da morte de um cão, animal que temos como de estimação e sentimos um desprezo por esse homem por estar lidando com o sofrimento desse animal. Mas e se no lugar desse cão fosse uma galinha? Aí com certeza não seria tão impactante.
E a segunda imagem? É apenas um menino comendo hambúrguer. É uma imagem de um menino bonito, aparentemente feliz, saudável e se alimentando. Mas do que ele se alimenta? Por que ninguém se pergunta se esse alimento foi um boi, um frango, ou até mesmo um cachorro? Por que ninguém interpreta esse menino como um “assassino”? Simplesmente porque é normal no nosso cotidiano pessoas comerem hambúrguer, ou seja, carne bovina. Mas para que esse menino possa comer essa carne alguém tem que ter matado o boi, ou seja, um animal, assim como um cachorro. Então por que vemos o homem da primeira imagem como um assassino e o menino da segunda imagem, que contribuiu para a morte do boi, não? Por que recriminar pessoas que tem a cultura de comer carne de cachorro se nós, ocidentais, comemos carne também, só que de outro animal, mas que não é melhor nem pior que um cachorro?
Esses são exemplos para que possamos rever conceitos e entender que cultura nos influencia de maneira indiscutível e é necessário expandir os horizontes e banir os preconceitos.

Laura M. Torres e Priscila L. Scarpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário